Reticulando artes para serigrafia no CorelDraw

Olá pessoal, recebi recentemente um comentário, que na realidade é mais um tutor muito legal referente a “Reticulas – Reticulando arte pra serigrafia”, então vai ai na integra.

Prezado,

Esse tuto é interessante, porém quem não tem o Photoshop pode fazer direto no Corel. Após anos trabalhando com silk e computação gráfica, descobrí que o Corel faz direto… sem precisar de recursos da impressora postscript.

Passo-a-passo:

1 – No Corel, converter a imagem para bitmap CMYK;(quanto maior a resolução, melhor será o reticulado. Portanto, se vc tem uma máquina poderosa, ponha pelo menos 600 dpi);

2 – Após converter em bitmap, selecionar a imagem e na barra de propriedades clicar no botão “editar bitmap” (a imagem vai abrir no Corel Photopaint);

3 – No Corel Photopaint, no menu “imagem”+”dividir canais” click em “cmyk” (a imagem será dividida em canais por cor azul, magenta, amarelo, preto, porém no modo tons de cinza).Cada canal ficará em uma janela separada;

4 – Selecionar a janela a ser reticulada.

5 – No menu “imagem” selecionar o submenu “Converter em preto e branco (1 bit);

6 – Na janela que abriu, selecionar no campo “método de conversão”, “meio-tom” + campo tipo de tela “redondo” (pode ser outro, vc é quem decide) + “graus”???? (depende da cor – azul 15, amarelo 75, magenta 45, preto 00 – pode ser outra angulação)+ ???? (vc decide o tamanho da retícula) “linhas por” ?????(eu uso polegadas)+ ok.

7 – Vc pode imprimir daí logo ou clicar na margem da janela, copiar e colar no CorelDraw (vc tá no Photopaint).

FIM

Nota

A resolução do bitmap inicial é que vai dar o acabamento na retícula, reduzindo ou eliminando o serrilhado.

Esse recurso pode ser utilizado direto no CorelDraw, em caso de desenhos monocromáticos. É só converter em bitmap tons de cinza e acessar o menu imagem + modo + preto e branco. É legal para fazer efeitos com retículas, inclusive, se vc fizer um grupo de retículas grandes, poderá vetorizar usando o coreltrace (é outro passo-a-passo);

Sobre sd3studio

Designer 3d e grafico
Esta entrada foi publicada em Arte gráfica. ligação permanente.

31 respostas a Reticulando artes para serigrafia no CorelDraw

  1. Eduardo diz:

    Cara, muito bom mesmo, eu não sabia desse macete.

    Valeu!!!

  2. Wesley diz:

    Existe uma tal tabela de angulação, que depende de acordo com a tonalidade da imagem.. Pode me ajudar com isso. Valeu pelo tuto🙂

    • sd3studio diz:

      olá wesley, sim existe, eu vou ta te passando conforme os conhecimentos no coreldraw.

      Para cada cor existe uma angulação que serve para casa-las uma ao lado da outra e nao em cima da outra como muitos imaginam.
      C = 15º
      M = 75º
      Y = 0º
      K = 45º
      Se voce quiser mais detalhes ficarei feliz em ajuda-lo. Ou até posso fazer um tutor explicando melhor essta questão

      • Wesley diz:

        Olá companheiro, obrigado pela resposta.
        Essa sua tabela está diferente da do comentário que deu origem a esse post, mas eu encontrei por essa internet muito mais essa tabela que me passou.
        A minha dúvida agora é referente a quantidade de linhas por centímetro ou polegada, eu cheguei a ler e algum lugar o valor de tamanho mínimo das retículas, porque de tão pequenas, chega uma hora que não conseguimos revelar a tela, certo?

        Daí essa é a dúvida, qual o valor de linhas por centímetro/polegada?

      • sd3studio diz:

        DPI ou LPI, dependendo da versão do CorelDraw você encontrará um dos dois. A “experimentisissima” frequencia de tela – esta palavra nem existe, rrsrs.
        Eu ja trabalho com isso há pouco mais de 10 anos, e durante este período todo pude mudar por varias vezes meus conceitos.
        Inicialmente eu considerava que o valor era pra a chapa não cair, ou a reticula não cair, mas de dois anos pra cá venho trabalhando com fotolito, claro que vocês conhecem, e como sou eu mesmo que produzo as artes e faço a produção do filme de fotolito eu pude observar que, quanto mais transparente for a midia que esta gravada a matriz (arte) e quanto maior a densidade deste impressão na matriz menos possibilidade há de cair a reticula.

        Resumindo a reticula nao cai necessariamente por conta de o LPI/DPI ser muito alto mas por conta da midia em que ele é gravado ser muito menos transparente que o ideal. Consideremos por exemplo o papel vegetal, ele é um papel transparente, nele o maximo de lpi recomendado é de 120, maior que isso vai cair, não por que estará mais alto que o “recomendado” mas, por que no momento em que a luz da maquina gravadora de chapas estiver sobre o filme – que é menos transparente – ira atravessar com dificuldades dai criará a sensação de pontos menos gravados na chapa, é como se voce tivesse gravado a chapa com menos tempo que o necessário.

        Portanto temos alguns fatores: Transparencia (quanto maior a transparencia – melhor), tempo de gravação e ai sim lpi.

        Espero ter ajudado, comente caso haja mais duvidas.

        PS: prometo responder mais rapido da proxima…

  3. Renato Silva diz:

    cara, é muito legal esse efeito, eu economizei um bom dinheiro com isso

  4. Eloi Neto diz:

    Qual o melhor nylon para fazer revelação de policromia?

  5. GUSTAVO diz:

    OLA NAO CONSIGO FAZER PODEM ME AJUDAR

  6. Leticia Lima diz:

    preciso reticular uma imagem, mas ela é muito cheia de detalhes, eu consegui fazer e ficou sem definição e muito escura, não sei o que fazer vc pode me ajudar?

  7. Rafa diz:

    Bá Guri procurei muito por isso, Valeu!!

  8. Beatriz Saporetti diz:

    Por favor, no caso de usar o poliéster (laser filme), qual você acha que é o maior LPI ou DPI que posso usar?

  9. Trabalho com fotogravação em mdf sera que essa técnica funcionaria comigo? no caso de sim como eu posso fazer para separar mais pontos para não ficar tão chapado e não perder qualidade

    • sd3studio diz:

      cara, pra impressão em serigrafia sempre temos que tomar o cuidado de os pontos que escolhemos pra a tela nao ficarem entupidos, então o segredo esta em quanto seu nylon resiste as suas puxadas sem entupir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s